Andressa, estilista da marca Fruto 4u, começou a se interessar pelo mundo da moda quando frequentou curso de aprendizagem no Senai. Quando entrou no curso de moda na faculdade, logo começou a estagiar como assistente de estilo em uma empresa que produz para grandes magazines e, ao surgir a oportunidade de trabalhar na Fruto ainda como assistente, mergulhou ainda mais nesse universo. Para ela, a ideia de aprender a trabalhar com outro público e processos da indústria têxtil, fortaleceu a identificação.
Meses após o início deste trabalho, aceitou o desafio de desenvolver a marca Fruto 4u – e está se identificando com o público infantojuvenil cada vez mais.
Abaixo, confira entrevista com a estilista de moda Infantojuvenil, que fala sobre o advento de mídias sociais, de influências audiovisuais e, também, como é planejar as próximas tendências.
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Quais os principais pontos ao trazerem tendências que acompanhem as idades das garotas da Fruto4U? Como é planejar tão no futuro sobre o que chegará nas lojas como o Outono/Inverno e Primavera/Verão do próximo ano?
Com a vinda do TikTok, o processo de criação vem mudando a cada coleção desenvolvida, e com isso as tendências vêm e vão mais rapidamente. Mesmo com esse cenário, acreditamos ser importante analisar desfiles e coleções de grandes marcas, para captar não somente shapes de roupas, mas também estéticas, cenários e temas para trabalharmos nas campanhas. Tudo está conectado. Dessa forma conseguimos ter uma visão ampla do que está por vir na próxima estação, nos posicionar como marca e fazer nossas apostas com o acompanhamento diário desse público para entender a necessidade e comportamento delas.
- O que é preciso levar em consideração ao conhecer as novidades do mundo da moda dentro de grandes desfiles e conversar com o Brasil?
É muito importante estar alinhado com o público que estamos desenvolvendo para entender qual a necessidade dele e também ter bem claro o que cabe absorver dessas grandes marcas para aplicar nas nossas peças, pois cada marca é única e além de desenvolver peças certas para o público, precisamos estar alinhadas com o DNA da marca.
- Qual peça é fundamental no guarda-roupa de uma jovem hoje? O que faz dela tão essencial?
Por mais que peças básicas sempre serão essenciais para criar as bases dos looks, não existe “A” peça fundamental para os jovens terem no guarda-roupa, pois cada momento é único e conforme as tendências vão passando, o desejo por shapes ou cores específicas daquela trend vem junto. Hoje as tendências estão muito mais ligadas a estéticas específicas, do que a peça em si, dessa forma é preciso de vários itens para pertencer ao grupo, desde a roupa, até os acessórios e a beauty usada.
- O que você acredita que irá estourar na moda juvenil em 2024 em vestuário?
A moda vem se mostrando mais “clean” nos últimos tempos, e para o ano de 2024 apostamos que o “menos é mais” em um outfit permanecerá. Looks com modelagens e cores que transmitam personalidade, composições bem produzidas com informação de moda e apostar em acessórios e calçados para transmitir a estética que deseja é essencial. Com isso, cores neutras como bege devem virar febre entre as mais fashionistas.
- O lançamento de peças inspiradas no filme da Barbie se mostrou assertiva pelo sucesso nos cinemas. O que é preciso levar em consideração ao planejar coleções inspiradas em eventos pontuais envolvendo filmes, séries, ou eventos esportivos?
É necessário permanecer antenado a todos os acontecimentos do mundo, não somente no aspecto artístico, mas também em assuntos econômicos, políticos e sociais. Precisamos estar sempre de olhos e mente aberta, consumir arte além das passarelas das Fashion Weeks, e também se atentar às redes sociais, acompanhar blogueiras, cinema e diversos outros assuntos. Afinal, moda, antes de qualquer é coisa, é expressão, é através dela que podemos explorar assuntos e ajudar a sociedade de alguma forma.
- Como é a relação com as modelos juvenis e há conversas com elas sobre o que querem ver em alguns looks?
O dia das fotos da campanha é perfeito para analisarmos o comportamento das meninas e tentarmos entender um pouco o que elas esperam, já que é uma oportunidade de termos o contato mais próximo. Porém, não tem palavra ou resposta que possa traduzir mais do que o entusiasmo delas ao olhar as peças prontas e perguntando quando a coleção será lançada. Sensação de dever cumprido.
- Deixe uma mensagem para o público da marca.
Por mais clichê que possa parecer, sejam autênticos e acreditem no seu potencial. Nos dias de hoje, é muito importante saber se posicionar, saber o seu lugar e saber o que quer para si mesmo e para seu próprio futuro. Criem seus outfits para se expressar de alguma forma, mostrar a sua personalidade e o mais importante: vista o que te faz feliz!
A Tout Spécial agradecemos pela entrevista exclusiva com a estilista Andressa da Fruto 4u, que trouxe um pouco dos bastidores da moda infantojuvenil. Agradecemos também a área de Marketing da BRB Fashion que possibilitou o contato.