Nos últimos tempos, a moda tem se encantado com o Craftcore e com produções artesanais que celebram o trabalho manual. Vestidos, bolsas e outras peças feitas em crochê ou tricô têm se tornado virais. Essa arte, que atravessa séculos e gerações, chegou ao Brasil como reflexo da rica tapeçaria cultural do país, marcada pela influência de diversos povos da Europa. E o melhor de tudo? Essa tendência do mundo fashion pode ser feita à mão, em um tear, ou comprada em lojas.
Nas lojas, é possível encontrar roupas que incorporam esses elementos delicados, através de bordados, por exemplo, e outras tendências. Quando falamos de peças compradas, essas técnicas aparecem de forma sutil e elegante. Então, se você gosta de dar um toque único no estilo, continue lendo para descobrir como o tricô e o crochê estão dominando o cenário fashion.
Craftcore: O Charme do Artesanato Clássico na Moda
Essa tendência artesanal, muitas vezes chamada de “craftcore”, traz de volta a apreciação de produtos feitos à mão. Recentemente, a cantora norte-americana Taylor Swift viralizou por conta de seu vestido todo em crochê.
Craftcore e Singularidade: Expressando Seu Estilo
Pensando em vestidos como o da cantora Taylor Swift, que usa modelos nesse formato, abre-se um leque para optar por roupas que já vêm com esses detalhes ou até se aventurar em criar algo próprio. Afinal, cada peça conta uma história.
Como Incorporar o Craftcore no Tricô e no Crochê
Agora que já sabemos como as técnicas artesanais podem ser incorporadas ao estilo, é hora de pensar em combinações. Peças com bordados podem ser usadas tanto em ocasiões informais como em eventos mais sofisticados. Um suéter de tricô, por exemplo, pode ser combinado com jeans, ou alfaiataria, ou com uma saia midi e botas de salto para um look mais elaborado.
As cores também desempenham um papel fundamental. Tons terrosos e pastéis estão súper em alta, assim como o off-white, e combinam perfeitamente com a nova tendência. Experimente misturar diferentes texturas, como uma blusa de crochê com uma saia de couro, para criar um visual equilibrado e cheio de estilo.
(crédito: divulgação istock)
Amor no detalhe da individualidade
O mais bonito dessa tendência é que ela celebra a individualidade. O artesanato traz um toque pessoal que não pode ser encontrado nas peças produzidas em massa. Ao escolher roupas que incorporam o trabalho manual, também se está apoiando uma forma de arte.
Seja criando suas próprias peças ou optando por produções prontas, o importante é expressar quem realmente é. A moda é uma extensão das diversas personalidades de um ser humano, e as tendências que valorizam o artesanal nos lembram da beleza do único e do feito à mão.
(crédito: divulgação istock)
Como incorporar a tendência no seu estilo
Essa nova abordagem da moda celebra o que é feito à mão e valoriza o tempo e o cuidado investidos em cada peça. Através do tear, dá para produzir desde blusa até cachecol. E, acredite, não é tão difícil quanto parece. Existem muitos tutoriais disponíveis que podem te guiar nos primeiros passos, tornando a experiência divertida e relaxante.
Mas, se o tempo está curto e prefere deixar a produção para os especialistas, não se preocupe. Muitas lojas já oferecem opções prontas que trazem o estilo artesanal. Procure por peças que misturam texturas e técnicas. Assim, conseguimos trazer esse charme para o seu guarda-roupa sem precisar sair de casa!