A moda para crianças está cada vez mais presente na indústria. Buscando a própria identidade, o público infantil começa a desenhar suas trajetórias fashionistas e a mudança de estação traz o momento perfeito para que as tendências de moda infantil feminina apareça de vez neste ano.
Cores mais vibrantes e os tecidos encorpados ajudam a criar o estilo infantil mais confortável e despojado. Além disso, são pensados para o bem-estar da criança, facilitando as brincadeiras do dia-a-dia – e de fácil limpeza.
Nos últimos anos, crescem o número de marcas investindo em suas sessões infantis para também fazer os pares “combinando” de roupas entre mães e filhas. E, também, tendências de moda que saem da juventude para o público infantil.
O texto de hoje promete falar sobre o que estará em alta para as pequenas nos próximos meses, quando o outono e inverno começarem de vez no Brasil.
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MODA INFANTIL FEMININA NO OUTONO/INVERNO
Nessa temporada, os estilos grunge (famoso na década de 1990), casual e unissex serão os principais destaques para as pequenas.
O uso de capuz, padrão xadrez e de roupas mais soltas serão importantes para fazerem parte dos guarda-roupas, buscando o conforto e do “menos é mais” na hora das composições da moda infantil feminina.
Vestidos e macacões não vão deixar de aparecer nas ruas, também. Combinando com moletons com capuz, a menina estará alinhada ao mundo fashion, principalmente se estiver caminhando para a pré-adolescência.
As jaquetas e seus modelos descomplicados também devem acompanhar a montagem do guarda-roupa de 2023, não somente para manter a proteção nos dias mais frios, mas para mostrar que está deixando de ser exclusividade de faixa etária maiores.
Conjuntinhos também serão essenciais para o guarda-roupa da sua pequena. As atividades diárias nos dias mais frios se tornam mais confortáveis com os blusões e calças de moletom, trazendo a praticidade para as brincadeiras e até na hora de sair mais de casa.
CORES E A MODA DOPAMINA
As cores serem foram importantes para o guarda-roupa infantil. Estampas diversas (envolvendo personagens adorados pela faixa etária ou não) e brincando com o lúdico são essenciais para trazer interesse das pequenas ao que irá vestir.
Entre as tendências de moda infantil feminina para os próximos meses, a paleta mais forte ganha destaque. Amarelo, roxo, verde entram de vez nas lojas, e os padrões mais próximos da natureza também passam a aparecer com frequência nos lançamentos das marcas.
E é essa explosão de cores que é a Moda Dopamina, conceito que dizem melhorar o humor daqueles que usam determinas tonalidades. Não importa se o look é monocromático ou um caleidoscópio, o importante é aproveitar o momento para expressar os sentimentos através das roupas e suas modelagem.
As estampas também continuam em alta nas peças infantis. Arco-íris, dinossauros e outras coisas mais lúdicas (e também no cenário pop, como super-heróis) incorporam nas modelagens e estilos dentro da moda infantil feminina.
HOMEWEAR GANHA NOVOS SEGUIDORES
A versatilidade também é essencial para os meses mais frios. O chamado homewear, roupas de “ficar em casa”, ganham destaque com os tecidos mais agasalhados, e apostam em cores diferenciadas. As modelagens mais soltas também fazem partes das tendências de moda infantil feminina neste ano, deixando a criançada mais solta para brincar
O homewear ganhou novos seguidores com o lockdown. Longe de ser apenas “pijamas”, o estilo se baseia no conforto e, no caso das crianças, que ainda tenha personalidade nesse início de formação. O estilo é conhecido por tecidos mais encorpados e tecnológicos para ajudar na mobilidade infantil.
Exemplo, também, é a modelagem do wide-leg nas calças. A neutralidade das peças se tornou popular entre as marcas, com o uso de tecidos térmicos e mais “molengas” para abraçar a rotina corrida das crianças.
Óbvio que o jeans não fica de fora. A versatilidade da peça e o uso dentro do homewear é sempre tendência de moda infantil feminina – e em qualquer idade.
OUTDOORMANIA
Nos acessórios e sapatos, o que chamará a atenção das pequenas é o outdoorwear. Sapatos reforçados nas solas, apropriados para a brincadeira na grama, subir em árvores e pisar em barros, ganham novas cores e podem também ser usados nos cenários mais urbanos.
As botinhas também podem compôr os guarda-roupas das meninas. O investimento em canos mais altos ou com pelagem, até mesmo o modelo western (lembrando as botas de coubói), com materiais diferentes para abraçar os estilos das garotas. Chapéus, cachecóis e meias também não podem faltar no outono e inverno.
A principal tendência nos chapéus e gorros são peças combinando com moletons e jaquetas, criando look monocromático. Estampas, em padronagens mais divertidas, também ganham destaque nos modelos femininos, mostrando investimento das marcas.
O público infantil garante seu espaço dentro das marcas neste outono/inverno. Mamães e papais vão poder adornar suas filhas com peças descomplicadas e fashionistas, introduzindo tendências com a desculpa do conforto e da versatilidade da moda infantil feminina.