Blog

Psicologia das Cores na Moda: Como Escolher Tons que Realçam Seu Estilo e Emoções

Enquanto tons quentes transmitem urgência, alerta, e estão associados a uma personalidade mais ativa e enérgica, os tons frios estão associados a serenidade e tranquilidade, transmitindo mais seriedade e calma.

Estudos da área da psicologia das cores indicam que as tonalidades podem despertar sensações nas pessoas e causar diferentes tipos de estímulos ao cérebro. Na moda, isso pode afetar diretamente a percepção e impressão que as pessoas possuem umas sobre as outras, seja positiva ou negativamente.

Saber se vestir é muito mais do que apenas combinar as cores entre elas. Entender os significados de cada uma das tonalidades pode auxiliar a transmitir personalidades, valores e emoções distintas.

Em situações cotidianas, isso é um diferencial importante. Entenda, a seguir, os principais significados das cores para que possa usá-las a seu favor. 

Azul

O azul é uma cor muito presente na natureza, associada às águas e ao céu. Considerada uma cor fria, ela desperta sensações como harmonia, serenidade, confiança, inteligência e calma.

Os tons mais escuros, como o marinho, passam sabedoria, profundidade, autoridade e profissionalismo.

Já os tons claros, como o azul bebê, relacionam-se com os sonhos e comunicam delicadeza e suavidade.

Macacão Azul tout Spécial

 

Amarelo

O amarelo é uma cor quente, que lembra o sol e as flores. É uma cor poderosa e vibrante, que provoca sensações como alegria, criatividade, curiosidade, energia e atitude. 

Existe uma razão para ela ser usada em algumas placas de trânsito, por exemplo. É uma cor que estimula a atenção das pessoas, capaz de despertar o alerta, a ação e também o entusiasmo.

 

Roxo

O roxo é uma cor que faz parte das tonalidades frias e provoca estímulos bastante interessantes. O seu uso é, muitas vezes, associado ao interesse de fugir do comum e do esperado.

É uma cor que transmite criatividade, mistério, poder e transformação.

 

Verde

O verde é uma tonalidade fria que relembra a natureza. A cor está associada à esperança e transmite calma, equilíbrio, tranquilidade, renovação, crescimento e também boa sorte.

De acordo com estudos, essa cor é capaz de acalmar as pessoas e aliviar o estresse.

Por isso, muitos hospitais e unidades de saúde utilizam essa cor, que imprime um ambiente calmo para pacientes e acompanhantes.

 

 

Branco

O branco é uma cor associada a paz e inocência, que transmite frescor, tranquilidade e perfeccionismo.  

O uso do branco sozinho evoca elegância e sofisticação, enquanto a combinação com outras cores realça as diferentes tonalidades e significados, assim como cria contraste.

 

Preto

O preto é uma cor que imprime mistério e também transmite elegância, sofisticação e distinção. É uma tonalidade de uso versátil e que também remete à formalidade.

Entretanto, o uso em excesso pode provocar uma distância entre as outras pessoas, portanto, deve ser usada com cautela. Em conjunto com outros tons, funciona como plano de fundo e evidencia seus significados.

 

 

Na faculdade de psicologia, é comum o estudo do comportamento e das reações humanas a estímulos externos, como é o caso das cores. Entender sobre as tonalidades e as sensações que elas evocam auxilia a implementá-las ao visual de maneira benéfica para a construção da própria imagem no dia a dia.

Em situações formais, como reuniões de trabalho e entrevistas de emprego, o uso de cores que imprimem tranquilidade e profissionalismo pode ajudar a transmitir esses valores. Já o uso de cores que evocam energia, nessas situações, provocaria desconforto e distorção da imagem, apesar de serem bem-vindas em ambientes descontraídos e festivos.

 

Sair da versão mobile