O Novo Romântico está presente nas passarelas desde 2018.
Silhuetas inspiradas na antiguidade, florais ousados, laços, a tendência se destaca por buscar a feminilidade ao máximo das garotas. Brincando, também, com o drama e o teatral, o estilo permite uma liberdade inerente a indústria da moda.
A postagem de hoje irá trazer um pouco do início desse movimento fashion, saindo das ruas europeias para o mundo, e como está atualmente na indústria de moda.
O início do Novo Romântico (da música para a moda)
O movimento Novo Romântico iniciou no fim da década de 1970, no Reino Unido, como subcultura underground da música. A indústria da moda se destacou através de peças extravagantes e excêntricas, inspiradas, principalmente, no glam rock.
A sua estética era inspirada em temas românticos históricos, incluindo babados, e a dramaticidade em algumas peças. Tal comunicação permite que hoje se reinvente e modernize conforme o público se transforma. O movimento, também, consegue caminhar atualmente por sua veia teatral, que deixa os palcos e se adapta as ruas.
Inspirações
Um dos grandes destaques dentro do Novo Romântico são flores (pequenas ou grandes), as mangas mais bufantes e babados. Essas combinações de detalhes se interligam dentro da tendência, que consegue sair com facilidade das passarelas para os guarda-roupas.
Laços também faz parte da característica do romance na moda. Qualquer detalhe que lembre o feminino acaba se tornando sinônimo dessa tendência, como a renda, pode ser encontrada na tendência – combinadas entre si, então, se torna um dos aspectos mais emblemáticos do estilo.
O interessante, também, é a combinação com acessórios que permitem essa brincadeira com a extravagância. Brincos, colares, anéis e bolsas, por exemplo, são fáceis de entrar em uma composição, e elevar o estilo proposto.
Nas silhuetas, o decote coração é um dos queridinhos do estilo. É possível encontrá-lo, também, em vestidos e em blusas que buscam esse lado romântico mais conciso.
O formato de coração também aparece nos acessórios, e brincando com cores contrastantes entre si.
A silhueta inspirada na Grécia antiga também é característico do movimento atual. A fluidez é o epítome dessa tendência que consegue combinar com detalhes masculinizados, como acessórios ou peças em couro.
O estilo romântico permite uma variação entre suas peças, além de conseguir se misturar com outros estilos e virais da moda.