No mundo da moda, uma estética core está relacionada ao seu uso e sua funcionalidade em vestuários e acessórios. Além de proporcionar uma forma de expressar sua personalidade dentro do estilo, a estética também permite que a construção de marca pessoal.
Com o fenômeno do TikTok, as estéticas começam a ganhar novas forças dentro de guarda-roupas daquelas que seguem as tendências dentro da mídia social. Somente no último ano, aconteceram o Barbiecore, o Brazilcore, Cluttercore, entre outros core que mesclam o mundo fashion e do design em geral.
O Cottagecore é uma desses estilos que cresceram na plataforma e agora também é visto em passarelas e em celebridades.
O que é Cottagecore?
Influenciada em raízes nostálgicas, o Cottagecare se popularizou durante o início do lockdown, em março de 2020, como um grito pela vida fora de quatro paredes.
O conceito pode ser encontrado há mais de 2.300 anos, no interior da Grécia. Não se limitando as vestimentas, o estilo encoraja habilidades tradicionais e ganhou seus primeiros seguidores na internet em 2017. A tendência celebra o desaceleramento, uma vida mais simplista – sendo explorada, também, dentro de comunidades marginalizadas e espaços seguros.
O uso mais consciente também se torna um ponto importante dentro do estilo. Seja nas vestimentas, acessórios, decorações ou hobbies (como costurar ou fazer o próprio pão), o Cottagecore se estabelece como uma maneira de ser sustentável de maneira mais abrangente que outras situações, explorando seus interesses enquanto também procura uma conexão com o campo.
Sua estética é inspirada em modelos mais simples, florais, e em peças que pareçam mais velhas e usadas. A paleta femininas também corrobora com a tendência, e acessórios que remetam ao campo e ao interior.
Explore o estilo
Como citado acima, o Cottagecore se inspira na vida interiorana.
O estilo busca equilibrar o minimalismo com inspirações da era Vitoriana, como as mangas bufantes e estampas florais. Entre outros padrões que podem aparecer no estilo, estão, também, frutos e que lembrem a natureza. Os babados e o crochê também podem fazer parte da tendência.
Em questões de tecidos, é importante usar os mais leves que contrastem com uma vida agitada, ou a busca pelo handmade (como crochê e tricô) e sinônimo de artesanal. Nos pés, botinhas com solados mais pesados, pensados para andar em grama, são o que elevam o look dentro da proposta do estilo.
Além dos vestidos e saias, o estilo pode ser aplicado em calças e blusas que trazem o efeito simplista.
Na calça em modelagem wide leg Pantacourt da Vic&Vicky, temos um estilo remendado que conecta com o cottagecore. Já a blusa cropped é em tecido encorpado que assemelha ao tricô.
Os acessórios também são mais simples. Colares delicados, por exemplo, realçam o look e o aspecto a ser exaltado pela estética.