É comum algumas bandeiras ganharem força dentro do mundo fashion, e que nem sempre tem relação com o patriotismo. França, Estados Unidos, Reino Unido, entre outros países, trazem sempre suas cores estampadas nos estilos para conquistar diferentes públicos.
Atualmente, o grande destaque no mundo da moda é o Brazilcore, que celebra, principalmente, o verde e o amarelo da bandeira, abraçando uma combinação geralmente vista em diferentes espaços esportivos, onde a torcida é fundamental.
Queridinhas do público fashionista, como Hailey Bieber (cuja família materna é brasileira), exaltam essa tendência, com revistas internacionais mostrando combinações para sua audiência.
COMO SURGIU O BRAZILCORE?
O estilo do Brazilcore começou às vésperas da Copa do Mundo de 2022, que foi disputada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, no Catar, e consagrou a Argentina como campeã.
Redes sociais, como TikTok e Instagram, ajudaram a tendência a ganhar destaque por celebrar a identidade e estilo brasileiro. Pessoas famosas foram do eixo brasileiro também aderiram fortemente ao uso das cores. Marcas importantes da moda também começaram a trazer para suas coleções o uso das cores da bandeira brasileira.
O QUE FAZ PARTE DO BRAZILCORE?
O uso das cores verde e amarela é o grande pilar do Brazilcore. Camisetas, calças e outras peças usam estampas da bandeira brasileira, ou trazem o nome do país em suas modelagens – seja em momentos de temperaturas mais quentes ou frias.
Bonés e outros acessórios também estão entre os destaques da tendência, que desejar trazer um novo significado para as cores da bandeira. O azul e o branco também podem ganhar novo espaço dentro de suas combinações, e as tonalidades podem variar entre seus adeptos para conversarem com seu estilo.
Explorando
Como falamos acima, você não precisa seguir as cores da bandeira fielmente para se encaixar no estilo Brazilcore.
O amarelo, por exemplo, pode ter diferentes tonalidades e os materiais dos tecidos encorpados consegue trazer a tendência para o inverno do hemisfério sul.
A peça da Vic Vicky abraça essa ideia, sem gritar que dialoga com o estilo que ganha força mesmo fora dos eventos esportivos. A camisa consegue conversar com diversas ocasiões, com a troca simples da peça de baixo para agradar a jovem fashionista.
Indo para o uso da cor verde nas combinações, um conjuntinho (como o da Infanti) permite que a criança aproveite o período de recesso escolar e fique dentro da moda do Brazilcore.
Como o verde, teoricamente, representa as florestas, o seu uso pode abusar em seus tons claros e vibrantes, não precisando se esconder dentro de tonalidades escuras e fechadas.
A garota pode apostar em outras combinações que remetem à bandeira brasileira e brinquem com o estilo o máximo possível.
Apostar nas estampas que celebram o Brasil com identidade visual forte também é essencial.
Seja em camisetas oversized (que também está em alta) ou em modelagens consideradas mais femininas, a combinação das cores saem do tradicional, buscando estampas diferenciadas e letras modernas para a jovem atual.
O interessante é conseguir dialogar bem com as misturas de temperaturas que o país sofre mesmo em momentos mais frios. Usar peças de baixo versáteis podem, também, serem coringas em passeios diurnos ou noturnos.