Blog

5 tendências que retornaram em 2023

O mundo da moda sempre recicla tendências passadas. Aproveitando novas modelagens, tecidos e gerações, a indústria se permite visualizar novas maneiras de utilizar aquilo que ganhou passarelas e vitrines anteriormente.

Assim, tendências ganham frescor com misturas interessantes para o público que busca novidades. Seja para dia-a-dia ou para noites, as tendências conseguem ser aplicadas nas mais variadas situações, apresentando um gama de estilos para fashionistas.

Na postagem de hoje, veja algumas das tendências que ganharam décadas passadas e que voltaram em 2023.

Tie-Dye

Tie-Dye
Tie-Die Cut-Out T-Shirt Bruce Glen.

O estilo colorido do tie-dye ganhou notoriedade na década de 1960. Usando a técnica de “amarrar e colorir”, a tendência iniciou para expressar opiniões de amor e paz que ganhavam destaque na época, após constantes guerras envolvendo estadunidenses.

Obviamente a técnica não foi criada no país norte-americano.

A Índia possui registros do “bandhani” desde  4.000 a.C., onde tingir tecidos com amarrações era usado para decoração e com conexão com eventos religiosos e cerimoniais. O Japão também tem uma técnica parecida, chamada de “shibori” e com registro desde o século VIII.

Atualmente, é possível sair da mesmice, criando padronizações diferenciadas e mescla de cores diversas.

Franjas

Cardigan Cropped Pilcro

As franjas voltaram mesmo em 2022, aparecendo em diferentes passarelas e em famosas durante premiações neste ano.

No século XIX, as franjas estavam presentes em vestimentas femininas, uniformes militares e decorações. A tendência ganhou novos ares na década de 1920, com melindrosas sendo as principais ícones do estilo.

O estilo se transformou na década de 1970, com hippies e punks trazendo a infusão de caubóis dentro das suas personalidades e o mundo do mundo musical.

Grunge

Conjunto Blusão e Saia Xadrez Vic&Vicky.

A subcultura grunge nasceu em meados da década de 1980, e se caracteriza por roupas duráveis buscadas em brechós. O estilo voltou a ganhar força em 2021, com novos seguidores surgindo anualmente.

Com peças xadrez, jeans rasgados, roupas largas e andrógenas, o grunge ganhou destaque na cultura popular durante a década de 1990, com Kurt Corbain, vocalista do Nirvana, sendo o símbolo do movimento.

Nos calçados, tênis e botas de combate são os escolhidos, com acessórios como correntes e brincos de argolas prateados, além de chockers, se destacando.

 

Crochê

Vestido Bunty Blue Kitri.

O crochê retorna em 2023, principalmente durante os meses mais quentes.

A tendência do crochê ganha toques modernos em 2023, incluindo em acessórios e com cores diferenciadas para se misturar nos mais diversos ambientes.

Inspirado na década de 1970, com Joni Mitchell entre as principais musas do estilo, o crochê consegue se destacar pela praticidade, leveza e simplicidade.

 

 

Transparência

Bluse Future is Now em Tule Vic&Vicky.

A transparência ganhou novos seguidores em 2023.

Seja o chiffon, o tule ou rendas, o estilo se caracteriza pela pele semi-exposta, criando ilusões dentro dos looks. O feminino é o foco da tendência em 2023, brincando entre a sutileza e a exposição quase completa.

O estilo ganha adeptos por sair de modelagens tradicionais, sendo explorada em diferentes tecidos e peças, misturando-se e adaptando-se as outras tendências.

 

Sair da versão mobile